Recuperação Funcional do Ombro
A RFO foi desenvolvida através do estudo da biomecânica do ombro em estado de normalidade funcional e suas modificações na presença das patologias. O princípio da técnica é devolver o funcionamento correto de toda a estrutura do ombro incluindo a articulação, ligamentos, tendões, músculos, cápsula articular e por último, integrar esta normalidade conquistada com o restante do corpo.
As patologias (doenças), as disfunções, as inflamações e dores do ombro afetam a mecânica articular e ao reestabelecer o funcionamento normal, o próprio organismo consegue combater a inflamação e as dores apresentadas pelo ombro, recuperando assim, seu bom funcionamento novamente.
A partir de 1992 ao observar que o tratamento fisioterapêutico do ombro era bastante longo para a maioria dos casos, iniciou-se a tentativa de novas técnicas que pudessem auxiliar na recuperação mais rápida das disfunções e dores do ombro. O estudo com profissionais renomados no tratamento do ombro nacional e internacional, foi o primeiro passo para ampliar os resultados.
Ao perceber, na época que o problema era mundial, um estudo de biomecânica articular realizado na Austrália e nos Estados Unidos entre 2001 e 2003 impulsionaram o desenvolvimento da método RFO
A TRAJETÓRIA DA RFO
Os primeiros cursos foram ministrados no território nacional a partir de 2002. Os estudos continuaram e o mestrado para comprovação da eficiência da técnica foi concluído em 2018.
Os estudos continuam sem interrupção desde 1994 até os dias atuais, com a proposta de 18 novas técnicas manuais para tratamento do ombro.
A técnica já está bastante evoluída e pronta para conquistar o Brasil e Mundo., a partir de agora.
em qualquer lugar do mundo, onde houver um ombro necessitado que haja um fisio habilitado com a RFO para ajudar começando pelo Brasil
Bem vindos a RFO!
NOSSA ABORDAGEM
Cabeçalho 6
Nossa abordagem é baseada em técnicas manipulativas osteopáticas, ou seja, terapia manual, não utiliza nenhum aparelho ou medicamento. A RFO, analisa a biomecânica alterada e aplica técnicas específicas para restituir o bom funcionamento. O método pode ser utilizado em associação com outras linhas de tratamento da fisioterapia e da ortopedia
